quinta-feira, 9 de agosto de 2007

Artigo: Instalação de audio automotivo

Olá, nas linhas a seguir faremos um pequeno debate sobre como a instalação correta de um auto-falante acaba sendo um fator mais importante e determinante para o bom, ou mal resultado do seu sistema de audio automotivo. É certo que um equipamento de nível "baixo" ou médio pode ter um rendimento melhor quando instalado corretamente do que um auto-falante TOP de linha instalado incorretamente. Bom, e é claro... se temos em mãos auto-falantes de alto nível, tratemos de utilizá-los de forma a obter a melhor qualidade de som possível. É isso que agente quer. As dicas a seguir são neste sentido: fazer com que você escolha seu equipamento de forma correta e utilize-o da melhor forma possível.

Existem umas centenas dos alto-falantes diferentes disponíveis para o audio do carro, variando dos subwoofers aos tweeters, mas as regras básicas da instalação aplicam-se a todos, quando pensamos em maximizar o potencial da qualidade de todo o alto-falante.

As exigências da montagem para um subwoofer são bem documentadas e relativamente óbvias. Um altofalante grande que move muito ar necessita que esteja instalado em uma caixa. A maioria instaladores e de entusiastas compreendem este fato (mesmo que, infelizmente, não os instalam sempre esta maneira, é normal ver subwoofers instalados nas tampas de porta-malas).

Mas que sobre os altofalantes de elevada freqüência: os midranges e os tweeters? Na maioria das instalações, é dada menos atenção a estes altofalantes do que aos subwoofers. De fato, muitos sistemas que produzem a resposta low-frequency boa dos subwoofers não produzem o mesmo desempenho de resposta dos altofalantes no sistema, freqüentemente porque os altofalantes do midrange e do tweeter são mal instalados, limitando severamente o potencial verdadeiro da qualidade do sistema. Mas com apenas pouco de esforço adicional na instalação destes altofalantes, o sistema pode soar realmente bem.

Naturalmente, você pode ir aos níveis os mais extremos para a instalação do altofalante, gastando centenas das horas no projeto, fabricação e detalhes ao construir um sistema ultra high-end para a competição de qualidade, por exemplo. Mas no mundo real, para aqueles que querem simplesmente ter um bom som em nosso dia-a dia, quais são as exigências mínimas para assegurar que os altofalantes estão em seu melhor?

em breve continuaremos a escrever sobre o tema...


estou fazendo uma "tradução" para publicar aqui

Nenhum comentário: